fundo parallax

ALIMENTOS ESSENCIAIS NA DIETA DE UM ESPORTISTA

Quem tem o hábito de praticar esportes, seja por hobby ou profissionalmente, precisa seguir uma alimentação balanceada. Consumir não apenas a quantidade correta de calorias, mas alimentos ricos em vitaminas, fibras e demais componentes são fundamentais para um bom desempenho.
Confira abaixo uma lista com 10 aliados da dieta de atletas e esportistas:
1) Aveia
  • É um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para virar glicose no sangue e evita acúmulo de gordura. Além disso, é rica em fibras, vitaminas e minerais, enriquecendo e tornando mais saudável qualquer preparação.
2) Azeite de oliva
  • Oferece ao organismo gorduras monoinsaturadas – as consideradas boas, que não se acumulam como gordura localizada nem nas artérias. Possui vitamina E, um poderoso antioxidante.
3) Banana
  • Fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio. É uma ótima opção de lanche pré-treino.
4) Batata doce
  • É um alimento rico em fibras e, portanto, sua liberação de energia no sangue é mais lenta do que os outros tipos de batata (por isso é tão usada no meio esportivo). Também possui vitamina A em abundância. O melhor consumo é pré-treino e antes de dormir.
5) Chá verde
  • Possui dois benefícios: melhora a concentração, dando mais energia durante os treinos – por conta da cafeína -, e auxilia na recuperação do corpo, evitando depressão do sistema imunológico e danificação das células – tarefa dos antioxidantes. Pode ser consumido na forma de infusão ou em cápsulas.
6) Leite e derivados
  • São ricos em água, cálcio, proteínas de alta qualidade, vitaminas A e D, e fósforo. Como a gordura do leite é a saturada (ruim para o organismo), o ideal é optar pelas versões desnatadas ou lights dos laticínios.
7) Oleaginosas
  • As gorduras das oleaginosas são boas e raramente se acumulam como gordura localizada, desde que consumidas com equilíbrio. Uma sugestão de mix: amendoim, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, avelã e pistache.
8) Ovos
  • Apesar de a gema possuir uma quantidade significativa de colesterol, o que aumenta a taxa desse esterol é a gordura saturada – não contida nos ovos. A gema possui muitos nutrientes como ferro e biotina, e a clara é rica em albumina e possui 0% de gordura.
9) Peito de frango
  • É uma fonte de proteína bem magra, com alto índice de proteína por porção. É um alimento de fácil digestão e rápida absorção. Possui 0% de gordura e carboidratos e baixo teor de sódio.
10) Peixes
  • Carne branca, leve e de fácil digestão. Sua gordura é boa – raridade entre os alimentos de origem animal – e necessária ao organismo.
FALE CONOSCO NO WHATSAPP