Os benefícios do abacaxi

imagem

Neste artigo vamos ver alguns dos inúmeros benefícios do abacaxi.

Protege as cordas vocais

Alguns alimentos exercem influência direta ou indireta sobre a produção da voz e também da fala, como por exemplo, água, maçã, mel, bebidas quentes e frutas cítricas.

As frutas cítricas como é o caso do abacaxi, do limão e da laranja aumentam a salivação, ocasionando um maior número de deglutições e um relaxamento na musculatura de sua garganta.

 Protege contra doenças cardiovasculares

Caso você possua histórico de doenças cardiovasculares, o abacaxi pode te ajudar a preveni-las. Além de seu alto teor em fibras, o abacaxi contém potássio e também vitamina C. O consumo de potássio pode reduzir a chance de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e também a formação de pedras nos rins.

Preserva a saúde mental

O abacaxi também pode ser um essencial aliado na luta contra a depressão e a ansiedade. Essa fruta é uma rica fonte do aminoácido triptofano, que é usado na produção de serotonina do nosso corpo humano. A serotonina é um hormônio que está relacionado à felicidade e ao prazer, e estimular a sua produção pode reduzir os efeitos que a depressão causa.

Auxilia na redução das inflamações

O abacaxi possui uma enzima que é chamada bromelina, que pode ser encontrada no sumo da fruta. Essas enzimas podem funcionar bem contra inflamações e também reduzir o tempo de cura de lesões. É uma grande ajuda para aqueles que sofrem de artrites, artroses e outras doenças relacionadas a articulações.

 Fortalece a pele

A pele é uma grande beneficiada do abacaxi, pois a fruta contém uma grande concentração de vitamina C e também a bromelina, que previnem a acne. Como a acne é nada menos que inchaços da pele, a bromelina possui um grande papel na prevenção dessas formações subcutâneas em nossa pele.

Protege a visão

Segundo estudos, pessoas que comiam porções maiores de abacaxi por dia sofreram menos degeneração macular, ou seja, perda de visão com do tempo. Segundo o estudo, para alcançar os benefícios, a sugestão é consumir ao menos 1,5 porções da fruta por dia.

Auxilia a digestão

Indigestão e azia não são nada boas, mas muitas pessoas sofrem com um desses incômodos com frequência.

Comer abacaxi ou então kiwi após ou junto com as refeições pode ajudar bastante. Esses alimentos contêm enzimas que auxiliam a digestão e fazem os líquidos digestivos fluírem melhor.

O excesso do abacaxi e de outras frutas cítricas não é indicado para quem sofre com gastrite ou úlcera.

Agora você já sabe alguns dos inúmeros benefícios do abacaxi.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

 

Open chat