Os benefícios da banana

imagem

imagem

A banana é uma das frutas mais populares no mundo, ele é nutritiva, contém fibras e antioxidantes. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu teor de açúcar e carboidratos. Vamos ver mais a respeito.

Composição e propriedades

Quando a banana é verde, ela é rica em amido. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açúcares da banana, quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6 além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.

A banana contém também compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor também.

Biomassa da banana verde

A banana verde é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato indigerível. Por isso a biomassa da banana verde é tão saudável: o amido resistente não é digerido no estômago e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos. Esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura.

A banana verde é fonte de prebióticos e simbióticos.

Benefícios da banana

Ela é rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.

É rica em fibras. A inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem uso de laxantes.

A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

É rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.

Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar esse potássio no organismo.

Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, ela ajuda a melhorar a sensação de bem-estar.

Tipos de banana

Banana da terra: é boa para cozinhar, assar ou fritar.

Banana prata: ideal para preparação de vitaminas.

Banana maçã: ótima para comer ao natural ou fazer purês.

Banana nanica: é indicada para fazer bolos.

Banana ouro: é menor e mais doce, boa para dar uma adoçada em bolos e vitaminas.

Agora você já sabe quais os benefícios da banana e os seus tipos.

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.