fundo parallax

10 alimentos para combater o estresse

Ficar estressado com o trabalho ou até responsabilidades familiares podem desencadear pressões severas e mau funcionamento dos seus órgãos. O estresse pode reduzir o ritmo e a qualidade de seu trabalho, além de alterar seus aspectos positivos e sua energia, levando você a piorar a cada dia. Médicos sugeriram e até demandaram a algumas pessoas ferramentas para reduzir o estresse. Elas vão desde diversas atividades comunitárias, até fazer pausas durante o dia e até mesmo exercícios regulares. Muitas vezes não é possível, para nós, seguir esses hábitos e ir em direção a uma mudança instantânea do estilo de vida. Na verdade, é um processo lento.
10. Laranjas
Laranjas pertencem ao grupo dos cítricos e das frutas ricas em vitamina C, e contém magnésio, cálcio e potássio. Essas frutas são conhecidas por reduzir a pressão sanguínea e regular os níveis de cortisol a níveis normais, após momentos estressantes. Essa fruta deveria ser consumida pelo menos uma vez ao dia, já que melhora o sistema imunológico, além de combater a ansiedade o estresse.
Altos níveis de estresse podem causar danos a células cerebrais, mas são rejuvenescidos e reparados por essa fruta. Outros frutos que possuem função similar incluem o brócolis, pimenta verde e vermelha, couve de Bruxelas e morangos.
9. Espinafre
Essa variedade de vegetal folhoso é um dos poderosos alimentos para combater a ansiedade e o estresse. O espinafre é rico em magnésio, que constitui uma parte essencial de uma dieta saudável. Uma deficiência de magnésio pode causar enxaquecas e fadiga. Pelo menos uma xícara de espinafre é necessária em sua dieta, já que contém 40% da sua necessidade diária de magnésio.
O estresse esgota o magnésio em seu corpo, que resulta na simulação da produção de GABA (Ácido gama-aminobutírico) e ajuda a produzir dopamina. Outros alimentos que contribuem para aumentar a quantidade de magnésio em seu corpo são amaranto, sementes de girassol, tofu e arroz selvagem.
8. Iogurte
Esse produto fermentado do leite é a melhor versão de toda produção de lacticínios. Além de aumentar a expectativa de vida, é essencial para uma boa saúde. Esse alimento que muitas vezes é colocado como a chave para todos os problemas digestivos, também é chave contra a ansiedade e o estresse.
O estresse é conhecido por reduzir sua atividade metabólica e atrapalhar seu centro nervoso. Um estudo recente mostrou que comer iogurte probiótico pode ajudar o cérebro a funcionar regularmente, diminuindo as chances de depressão ou ansiedade. Eles apresentaram receptores do neurotransmissor GABA, sugerindo que iogurtes mudam a neuroquímica do cérebro.
7. Salmão
Salmão é o nome para a variedade de peixes Salmonidae. Um estudo sobre o metabolismo de pessoas diabéticas descobriu que o ômega 3 previnem os hormônios do estresse, cortisol e adrenalina de terem picos. Dietas ricas em ômega 3 ajudam a reduzir doenças cardíacas relacionadas à alimentação.
Um estudo da universidade de Ohio mostrou que ocorreu uma perda significativa de tensão em quem obteve quantidades suficientes de ômega 3 em sua dieta. Ômega 3 reduz os níveis de citosinas, que são componentes que promovem inflação no corpo e podem levar a doenças e ataques cardíacos. O ácido graxo do ômega 3 é, na verdade, um ácido graxo poli-insaturado, responsável por controlar a coagulação sanguínea e a construção da membrana celular no cérebro. Outras fontes de ômega 3 incluem a soja, colza, linhaça e nozes.
6. Batata doce
Batata doce é uma leve e adocicada raiz tuberosa. Ela é muito rica em todos os tipos de vitaminas e minerais, como a vitamina C, vitamina D, vitamina B6, ferro e magnésio. Ela é um dos excelentes alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Ajuda a construir o sistema imunológico e é responsável por aumentar os níveis de energia, melhorar o humor e a ter ossos, pele e nervos saudáveis. Também colabora para manter o coração saudável ao reduzir a homocisteína no corpo.
O magnésio e ferro agem como elementos anti-estresse, melhorando tanto seu sistema digestivo quanto o imunológico. A batata doce te mantém ativo e revitaliza seu corpo todos os dias.
5. Abacate
Essa fruta da Pérsia Americana é a versão “crocodilo” da pera. Entretanto, em termos de eficiência para reduzir a ansiedade e o estresse funciona como um crocodilo. Abacates são ricos em 14 minerais e ácidos graxos essenciais, que são altamente benéficos para saúde.
O abacate é rico em vitamina B, que ajuda a desenvolver células nervosas e cerebrais saudáveis. Ele também possui altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajuda a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão resultante do estresse. O abacate ajuda a aumentar a produção de serotonina, que também é um hormônio que ajuda a aliviar a ansiedade o estresse. Ele ajuda na produção celular e na absorção de minerais de outros alimentos.
4. Pepino
Esse vegetal verde e rasteiro, com seu sabor suave e sensação refrescante, simplesmente deixa sua marca em você. Ele possui um sabor que lembra levemente limão aguado. Pode-se apreciar o pepino em forma de suco, ou simplesmente cortado em cubos com uma pitada de sal para comer assim mesmo. Pode ser feito como salada, com salsão, cenoura e tomates, todos contendo propriedades que aliviam o estresse.
O pepino é uma bomba de todos os nutrientes que o corpo precisa. São ricos em carboidratos e possuem zero ácido graxos, que significa energia instantânea sem gordura nenhuma.
3. Mariscos
Mariscos são bivalves marinhos comestíveis que incluem as ostras, mexilhões e vieiras. Você pode comê-los crus com um toque de limão ou em massas e sopas. Além disso, mariscos devem ser ingeridos em quantidades limitadas, já que podem aumentar o colesterol de alguém que já tem problemas desse tipo. Mariscos são alimentos para combater a ansiedade e o estresse por serem ricos em vitamina B, que reduz o estresse instantaneamente, e também são ricos em cromo, que ajuda a melhorar os reflexos.
2. Amêndoas
Amêndoas são sementes comestíveis, crocantes, de cor marrom e dourada, da amendoeira. Amêndoas são cheias de vitamina B2, vitamina E, Magnésio e Zinco, e por isso também são alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Magnésio e vitamina B, como mencionado antes, ajudam a aumentar a serotonina. O zinco ajuda a combater os efeitos negativos do estresse e a vitamina E age como um antioxidante que destrói radicais livres relacionados ao estresse e doenças cardíacas. Entretanto, deve-se comer somente um pequeno punhado por vez, por serem muito calóricas.
1. Morangos com calda de chocolate
Bom, você não precisa de ciência nenhuma ou razões do porque o número um dessa lista é chocolate com morangos. A não ser que você seja alérgico a algum desses, simplesmente vá em frente e mergulhe nessa iguaria – morangos banhados em uma calda rica de chocolate. Não, eles não farão você ganhar peso. Se servirem pra alguma coisa, será para te fazer sentir muito melhor do que antes.
Nutrição e estresse sempre estiveram ligados. Então é o momento de se alimentar e se sentir melhor.
FALE CONOSCO NO WHATSAPP