Dicas para se exercitar dentro de casa

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Devido a época que estamos vivendo, os especialistas recomendam não sair de casa. Mas como vamos nos exercitar? Vamos ver algumas dicas nesse artigo.

Crie uma playlist

Nada como uma música empolgante para deixar a rotina de exercícios mais animada. Serviços de streaming, como por exemplo, o Spotify ou o Deezer, costumam ter playlist já prontas para a hora do treino. Você também pode criar a sua lista, incluindo as músicas que mais gosta.

Otimize o espaço

Se você mora em um apartamento ou em uma casa pequena, escolha atividades que exigem menos movimentos expansivos, como ioga ou pilates. Jogue um tapetinho no chão e respeite o espaço para praticar o exercício. Dá até para usar halteres – os famosos pesos – e fazer musculação.

Sem bagunça

Deixar objetos de decoração, vasos, calçados ou até mesmo os móveis muito espalhados podem atrapalhar a sua concentração e a dinâmica do seu treino. Organize bem o cantinho do exercício para você não ter distrações.

Aproveite aulas on-line

No YouTubeinúmeros vídeos sobre praticamente qualquer exercício que você imaginar. Há danças, meditação, atividades para a respiração e muitas outras modalidades. Aproveite eles.

Vamos ver agora algumas sugestões de exercícios para você fazer em casa:

Semi-agachamento – Voltado para o fortalecimento da região glútea, este exercício deve ser feito com as pernas afastadas, além do diâmetro dos ombros. Para isso, ponha as pontas dos pés para fora e apoie uma das mãos sobre uma mesa para manter o equilíbrio. Feito isso, é só flexionar os joelhos, até a uma altura suficiente para se sentar, por exemplo. Depois, suba, mas sem estender as pernas totalmente.

Abdução de quadril – Esse exercício ajuda a reduzir o diâmetro dos quadris. Basta deixar as pernas juntas e elevá-las lateralmente, ao máximo que conseguir e depois voltar. Faça tudo lentamente pelo tempo que suportar.

Elevação dos calcanhares – Esse movimento ajuda a definir as panturrilhas e consiste em elevar os calcanhares, sustentando o corpo na ponta dos pés, para, em seguida, retornar à posição original.

Abdominal com a cadeira – Para executar, encoste uma cadeira na parede ou utilize o sofá, caso seja firme. Em seguida, deite-se no chão e posicione as pernas sobre o acento. Cuidadosamente, coloque suas mãos por trás da cabeça e flexione o tronco para frente.

Elevação dos joelhos – Voltado para o fortalecimento das coxas, esse exercício consiste simplesmente em sentar-se na ponta de uma cadeira para em seguida levantar e abaixar um dos joelhos, fazendo um revezamento entre eles. Durante esse exercício é necessário manter os braços esticados para frente um ao lado do outro.

Agora você já sabe como se exercitar em casa.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

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