Dicas para fortalecer o sistema imunológico

imagem

Neste artigo vamos algumas dicas para você fortalecer seu sistema imunológico e ficar protegido de doenças.

 Alimente-se bem

O sistema imunológico é composto por células e anticorpos que estão em constante renovação e as proteínas, carboidratos e lipídeos são fundamentais para a formação desses componentes. Tenha uma dieta bem balanceada, que englobe os diversos nutrientes.

Tente ingerir uma média de cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia. Se possível, inclua o gengibre em suas refeições ou então tome em forma de chás. Essa raiz tem demonstrado ser eficaz no combate a infecções.

Dê valor ao zinco e ao cálcio

Esse mineral é fundamental na imunidade. O zinco é encontrado em carnes vermelhas, ostras, cogumelos e grãos. O cálcio é outro mineral muito importante e é encontrado em derivados do leite e vegetais de folhas verdes escuras.

Evite o estresse

Hoje em dia é difícil não ficar nervoso e ansioso devido às correrias do dia a dia. Mas ficar nervoso e ansioso faz com que nosso organismo libere hormônios, os corticosteróides, que são conhecidos por sua atividade imunossupressora.

Por isso, tente relaxar e encarar as situações difíceis de uma forma menos estressante. Exercícios físicos podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar a saúde global do organismo.

Durma bem

O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde do organismo. Noites mal dormidas ou com poucas horas de sono normalmente aumentam o nível de estresse do organismo e reduzem nossa imunidade. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite.

Consuma vitaminas

Algumas delas são essenciais para o fortalecimento da imunidade, como por exemplo, a vitamina C (encontrada em laranjas e frutas cítricas), vitamina A (encontrada em cenouras e abóbora) e vitamina E (encontrada em grãos, milho e canola).

Beba bastante água

Além de a água ajudar na renovação celular, ela também lubrifica as vias aéreas e evita que infecções e alergias atinjam o corpo. Tente consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

Mantenha bons hábitos de higiene

Lave sempre as mãos antes das refeições ou após o uso do banheiro, escove sempre os dentes e tome banhos regularmente. Estar sempre limpo afasta diversas doenças e infecções.

Agora você já sabe algumas dicas para fortalecer seu sistema imunológico.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat