O que comer antes e após o treino?

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A dúvida mais comum entre quem esta fazendo dieta é o que comer antes e depois de treinar. Vamos ver a seguir o que você pode comer antes e depois de ter treinado.

A alimentação é essencial tanto para quem treina com o objetivo de perda de peso quanto para quem quer ganhar massa muscular. Não adianta darmos o nosso melhor na academia se não cuidarmos direitinho da alimentação.

O glicogênio, que é responsável por fornecer energia através do consumo de carboidratos, pode ser uma dificuldade que o corpo encontra para queimar gordura além de forçar o organismo a ‘’roubar’’ a proteína da massa magra para obter energia. Assim, o músculo vai embora e a gordura fica.

Para que o organismo tenha energia e ao mesmo tempo queime calorias, é necessária uma alimentação bem equilibrada antes e depois de fazer o exercício físico. Mas não é qualquer alimento, tem que se priorizar alguns e dispensar outros, para que o corpo tenha o seu melhor rendimento.

O que comer antes do treino

Segue algumas sugestões do que comer:

  • Carboidratos de fácil digestão: bons exemplos desses alimentos são batata-doce, tapioca, mandioca e frutas. No caso de suplementos, maltodextrina e waxy maize são boas dicas. Esses alimentos fazem com que o organismo gaste açúcar e gordura durante o treino;
  • Proteínas: ovos, atum, peito de peru, frango. Esses exemplos de alimentos são importantes para a recuperação e a manutenção dos músculos;
  • Sem fibras! Apesar das fibras serem importantes em nossa alimentação, este não é o melhor momento para consumi-las, por que elas atrapalham a absorção dos carboidratos (e, antes do treino, precisamos de energia rápida) e podem causar desconfortos gastrintestinais;
  • Evite gordura em excesso (manteiga, óleos, creme de leite são exemplos desses alimentos). Se possível, de preferência para o óleo de coco, que possui absorção rápida (e ainda possui efeito termogênico!);
  • Muita água! É extremamente importante iniciar a atividade super bem hidratado!

O que comer depois do treino

Segue algumas sugestões:

  • Capriche nas proteínas! Agora é o momento em que mais precisamos delas! Alguns alimentos ricos em proteínas são as: carnes, ovos, queijos, iogurtes com baixo teor de gordura (e com bastante proteína), soja e também outras leguminosas como grão de bico, lentilha, feijões;
  • Carboidratos: especialmente se sua atividade foi intensa, o carboidrato é obrigatório, pois ele repõe os estoques de energia (que gastamos durante o treino) e preserva a massa magra.

Agora quando acordar de manhã para ir treinar, não precisará mais ficar na dúvida do que comer.

 

Roberta Conejo
CRN 2354
Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.