Emagrecimento saudável: saiba mais

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Hoje em dia muitas pessoas tem o desejo de emagrecer, mas muitos fazem dietas radicais, que não são apropriados para aquele tipo de organismo, vamos ver dicas de emagrecimento saudável.

Vilões do emagrecimento

Eles consistem num modelo de comportamento que pode ser resumido em três palavras: sedentarismo, comilança e estresse.

Estamos na era da globalização de um modo de vida baseado na inatividade corporal frente às telas da TV e do computador, no consumo de alimentos industrializados, cada vez mais gordurosos e açucarados, e também em um altíssimo grau de tensão psicológica.

Atividade física e uma alimentação equilibrada

O sedentarismo é a causa mais importante do excesso de peso e da obesidade. Por esse motivo, a atividade física tem que ser o primeiro item de qualquer programa realista de tratamento da doença. A pessoa sedentária deverá começar reeducando-se em suas atividades cotidianas.

Se ela mora em apartamento, por exemplo, pode utilizar as escadas em vez do elevador. Mesmo isso, deve ser feito gradativamente, não force demais seu corpo. A pessoa que mora no sétimo andar, por exemplo, pode subir apenas um lance de escada no primeiro dia e o restante de elevador. E ir aumentando o esforço, dia após dia, até conseguir ir em todos os andares.

Se quiser faça um diário alimentar e anote tudo o que você comeu durante o dia. Não pule as refeições, tenha uma alimentação equilibrada. Faça atividades físicas. Você pode até combinar com amigos para irem fazer uma corrida juntos ou então irem a academia depois do serviço.

Alimentos que ajudarão

Feijão: um alimento não tão caro, nutritivo e versátil. O feijão é uma grande fonte de proteína, e também é rico em fibras.

 Salmão: Peixes como o salmão são uma excelente fonte de ômega-3, ácidos graxos, que são grandes aliados para ter um coração saudável. Também, o ômega-3 pode ajudar a reduzir a inflamação em seu corpo, o que pode ajudá-lo a recuperar mais rapidamente depois de um longo treino, para construir músculos com um aumento de metabolismo em longo prazo.

Sopa: Ao começar uma refeição com uma cumbuca pequena de sopa, pode fazer com que você acabe comendo menos.

Abacate: ele combate gordura com gordura: eles são ricos em ácidos graxos monoinsaturados, que podem ajudar a diminuir a gordura da barriga. Coma algumas fatias no seu café da manhã.

Carnes magras: a carne é uma excelente fonte de proteínas para a construção muscular e para manter-se satisfeito, mas optar por carnes gordurosas e processadas não é tão bom para a sua cintura e sua saúde. Opte por cortes mais magros de carne, a fim de manter as suas refeições em uma contagem normal de calorias.

Meu serviço por aqui esta finalizado, você já sabe um modo saudável de emagrecer, mas nunca se esqueça, procure um profissional qualificado.

 

Roberta Conejo
CRN 2354
Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.