Dicas para uma gravidez saudável

imagem

imagem

Vamos ver alguns alimentos que são bons para gestante consumir, e outros que devem ser evitados ao máximo.

Alimentos bons para gestantes

Ovos

Os ovos são repletos de proteínas e vitaminas D e B12, esses poderosos nutritivos são rápidos e fáceis de preparar.

Produtos lácteos

Leite com baixo teor de gordura, queijo e iogurte são fontes ricas e deliciosas de cálcio. Inclua uma porção diária de iogurte ou queijo.

Oleaginosas

Frutas oleaginosas e também as pastas feitas a partir delas, portáteis e não perecíveis, são lanches perfeitos para quando você estiver em deslocamento e excelentes fontes de proteína e gordura saudável, que podem ajudar no desenvolvimento de seu bebê. Amêndoas, amendoins e também avelãs são boas escolhas.

Frutas

Tanto frutas frescas quando congeladas, são ricas em vitaminas e fibras, uma peça essencial para sua gravidez. Leia os rótulos de frutas em conserva com cuidado. Prefira as fruta embaladas em águas do que em xaropes.

Ferro

Gestantes precisam muito de ferro durante sua gravidez, para manter a sua energia e prevenir anemia. Consuma carnes magras, cereais fortificados e espinafre.

Melhorar a sua alimentação é uma maneira fácil de aumentar a saúde de seu bebê. Converse com um nutricionista, compre com cuidado seus alimentos e tente ao máximo evitar alimentos processados.

Alimentos para evitar durante a gestação

Peixes

Alguns peixes, como por exemplo, tubarão, atum e peixe-espada, contêm grandes quantidades de mercúrio que se acumulam no seu tecido adiposo. As mulheres grávidas devem evitar comer grandes quantidades para evitar danos neurológicos no seu bebê.

Frango cru

O frango cru deve ser evitados em todo momentos. Comer ou entrar em contato com superfícies que tiveram em contato com frango cru pode transmitir salmonela, até mesmo o frango da noite anterior deve ser aquecido bem novamente para destruir qualquer vestígio que tenha ficado.

Queijos maduros

Os queijos maduros, como por exemplo, queijo azul, feta, brie, camembert, cottage, ricota, e outros podem conter a bactéria Listeria. Essa bactéria é prejudicial para seu bebê e deve ser evitada. Enquanto adultos com Listeria muitas das vezes não apresentam sintomas, pode causar complicações fatais para seu bebê ou recém-nascido.

Agora você já sabe alguns alimentos que são bons durante a gravidez, e outros não tão bons para serem consumidos durante sua gestação.

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.