Dieta paleolítica: saiba mais

imagem

imagem

Neste artigo vamos aprender mais sobre a dieta paleolítica, no que é baseada e o que pode comer nessa dieta.

Em que essa dieta é baseada?

A dieta paleolítica é uma opção que pode ser utilizada por quem desejam emagrecer ou então controlar melhor os nível de açúcar no sangue, como nos casos de pré-diabetes e diabetes.

Essa dieta é baseada na alimentação dos nossos ancestrais da era Paleolítica, antes da invenção da agricultura, quando a principal forma de se alimentar era através da caça e da coleta de alimentos. Essa dieta é baseada principalmente no consumo de alimentos frescos e naturais, evitando os processados, e dando preferência ao consumo de carnes em geral e de gorduras.

O que comer nesta dieta?

Com base numa alimentação de caça e de coleta de alimentos, a dieta paleolítica é composta principalmente de:

Frutas e vegetais

Na dieta paleolítica deve consumir grandes quantidades de vegetais, de preferência crus, e de 2 a 4 frutas por dia, de preferência cruas também e com casca e também com o bagaço.

É importante lembrar que as frutas, raízestubérculos como por exemplo, batata inglesa, batata doce, macaxeira e inhame são ricos em carboidratos, devendo serem consumidos em pequenas quantidades para favorecer a perda de peso.

Carnes

As carnes eram provindas da caça de animais e da pesca na era Paleolítica, podendo ser consumida em grandes quantidades. O aumento desse consumo de alimentos proteicos ajuda a fortalecer a massa muscular e a dar mais saciedade ao corpo, ajudando assim a controlar a fome.

É muito importante lembrar que em algumas situações o consumo excessivo de carnes deve ser evitado, como são os casos de doença renal crônica e gota.

Gorduras

As gorduras naturais dos alimentos não são vilãs na dieta paleolítica, visto que os nossos ancestrais consumiam grandes quantidades de gorduras vindas especialmente de carnes, aves e de peixes.

Pode-se comer a gordura presente nas carnes em gerais, além das gorduras presentes em alimentos como sementes, castanhas, amendoins, nozes, amêndoas, coco e também abacate.

Agora você já conhece melhor a dieta paleolítica.

Open chat