Como manter uma vida saudável?

imagem

Neste artigo vamos ver algumas dicas para que você possa manter uma vida saudável.

Inclua castanhas na rotina alimentar

Castanhas-do-pará, de caju, nozes e amêndoas possui baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam uma sensação de saciedade. Ela também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E, e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide.

Para aproveitar tudo que as castanhas têm de bom, sem exagerar nas calorias, é recomendado a ingestão de 2 castanhas-do-pará, 3 castanhas de caju, 2 nozes ou 5 amêndoas.

Reduza a ingestão de sal e aumente o consumo de água

Além de favorecer o inchaço de pernas, pés, barriga e outras regiões do corpo, o excesso de sal pode comprometer bastante a saúde. A retenção de líquidos provocada pelo consumo exagerado de sal sobrecarrega o coração, rins e vasos sanguíneos e pode levar à hipertensão. É recomendado a ingestão de 2 litros de água. Leite, água de coco e sucos podem ajudar a alcançar esse patamar, mas o ideal mesmo  é que a água pura seja a principal fonte.

Não pule o café da manhã

O café da manhã diário é necessário para nutrir seu organismo. É o momento em que o corpo está ávido por nutrientes, já que passou 7 ou 8 horas em jejum, durante sua noite de sono.

O organismo precisa de energia para começar o dia agitado, além de vitaminas e sais minerais. Se uma pessoa comer frutas no café da manhã, seus nutrientes serão bem mais aproveitados do que antes de dormir. Um café da manhã saudável evita o consumo de calorias extras ao longo do dia. Sem sua primeira refeição, o organismo passará a manhã sem energia e a fome virá com mais intensidade ao longo da tarde.

Pratique exercícios físicos regularmente

Os exercícios físicos devem fazer parte de sua rotina, inclusive, de quem não precisa perder peso. Uma simples caminhada diária pode melhorar o humor e também evitar doenças do coração. Para quem não gosta de academia, é recomendado caminhar pelo quarteirão, na praia ou então em parques verdes. Outra opção é buscar aulas que fujam do convencional.

Agora você já sabe como manter uma vida saudável.

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.