Alimentos que ajudam aumentar a imunidade

imagem

Imunidade é o nome dado à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Neste artigo vamos ver quais alimentos ajudam a aumentar nossa imunidade.

Frutas cítricas

Frutas cítricas, como por exemplo, a laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência de nosso organismo.

Vegetais verdes escuros

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. Esse nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa de nosso organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

Alimentos ricos em zinco

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutrientes que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

 Oleaginosas

Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e também os óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Tomate

Rico em licopeno, o tomate é um forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

Alimentos fonte de ômega-3

O ômega 3 presente, no azeite e no salmão, por exemplo, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

Fontes de antioxidantes

A castanha-do-Pará e cogumelos (como por exemplo o champinhom) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta, ele auxilia nas defesas do organismo.

Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

Agora você já sabe os alimentos que ajudam a aumentar nossa imunidade.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat
Powered by