Os benefícios do brócolis

imagem

Neste artigo vamos ver mais sobre o brócolis, quais são seus principais benefícios.

Benefícios

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio de suas folhas e de seus talos cozidos a vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perca de vitamina C. É possível consumi-lo cru em saladas e em sucos. Consumir o brócolis regularmente ajuda a melhorar o sistema imune e aliviar a prisão de ventre.

Ajuda a reduzir o colesterol

O brócolis é um alimento rico em fibras solúveis, que se ligam ao colesterol no intestino e diminuem a sua absorção, sendo eliminados por meio das fezes e ajudando a controlar os níveis em nosso organismo.

Previne doenças cardiovasculares

Além de reduzir o colesterol, o brócolis também mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo capaz de manter a pressão arterial controlada. Contém também sulforafano, substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões em nossos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças em nossas artérias coronárias.

Facilita a digestão

O brócolis é uma boa forma de manter o processo digestivo funcionando corretamente, pois a sua rica composição em sulforafano ajuda a regular as quantidades de bactérias no estômago, como a Helicobacter pylori, evitando assim, o aparecimento de úlceras ou gastrite, por exemplo.

Evita a prisão de ventre

As fibras presentes no brócolis aceleram o trânsito intestinal e também aumentam o volume das fezes, que em conjunto com a ingestão suficiente de água, favorece a saída das fezes, evitando a prisão de ventre.

Protege os olhos

A luteína é um tipo de carotenoide presente no brócolis que pode ajudar a proteger os olhos contra a degradação macular tardia e desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, especialmente em pessoas com idade avançada.

Aumenta as defesas do nosso organismo

Devido à sua quantidade de vitamina C, glucosinolatos e selênio, o consumo do brócolis regularmente ajuda a aumentar as defesas de nosso organismo e a melhorar nosso sistema imune, assim como proteger o organismo contra infecções.

Previne problemas nas articulações

O brócolis é um vegetal com excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação de nossas articulações, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como osteoartrite, por exemplo.

Ajuda a evitar e a tratar anemia

Anemia é a diminuição de células vermelhas no sangue e está diretamente relacionada com a falta de ferro e certas proteínas no nosso organismo. O brócolis é rico em ambos e, constitui um excelente remédio contra a anemia. O cobre, também encontrada no brócolis, é um outro mineral essencial para a produção de células vermelhas do sangue e juntamente com o ferro tem papel fundamental na sua renovação e manutenção dos seus níveis, evitando a anemia.

Agora você já sabe alguns dos inúmeros benefícios do brócolis.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat