Dicas para se manter saudável no inverno

Dicas para se manter saudável no inverno

Neste artigo vamos ver algumas dicas para se manter saudável mesmo no inverno, onde as vezes comemos mais do que devíamos.

Aposte nos refogados

Com a chegada do inverno, o consumo de folhas e verduras diminui. Afinal, as saladas, que no verão faz muito sucesso, já não abrem tão facilmente o apetite ou saciam a fome.

Dessa maneira, uma alternativa é refogar os legumes e verduras, para consumi-los bem quentinhos e garantir a ingestão de nutrientes importantes no dia a dia. Brócolis, couve-flor, couve, acelga, cenoura e agrião são algumas opções de folhas e vegetais que podem render refogados muito deliciosos.

Mantenha as frutas sempre por perto

Aproveitar as frutas da estação em temperatura ambiente, como o morango, a laranja, a maçã, a pera e a uva, faz bem a qualquer hora do dia. Optar pelas frutas secas, cristalizadas, desidratadas e liofilizadas também são boas alternativas para não descartar os seus nutrientes do cardápio. Outra sugestão é preparar receitas com todos os tipos de frutas, como um delicioso bolo inglês integral.

Hidrate-se sempre

Com o clima frio a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não quer dizer que no inverno diminui a necessidade de se manter hidratado.

Independentemente da estação do ano, a água desempenha um importante papel em nosso organismo. Além de regular nossa temperatura corporal, auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano. Por isso, mesmo quando não sentimos sede, devemos nos hidratar durante todo o dia.

Atividade Física

No inverno, por mais que a vontade seja de ficar embaixo das cobertas, não deixe a atividade física de lado. Manter o movimento faz bem para o corpo e a mente em qualquer estação do ano. Escolha os momentos mais quentes do dia para praticar atividades.

Não deixe o acompanhamento médico de lado só porque a temperatura está mais baixa. Se você está sedentário, é muito importante visitar um especialista antes de iniciar a prática de atividades físicas e não se esqueça de seguir as recomendações de um professor de educação física.

Agora você já sabe como se manter saudável, mesmo agora no inverno.

 

Open chat