Os benefícios do açaí

imagem

Neste artigo vamos ver mais a respeito dos benefícios do açaí.

Atua como antioxidantes

O primeiro ponto positivo a respeito do açaí é que ele é rico em vitamina C e vitamina E, que atuam como fortes antioxidantes em nosso sistema. Essas moléculas são responsáveis por evitar a oxidação das células, e isso é feito através do combate aos radicais livres.

Alimento rico em fibras

Outro grande benefício relacionado ao consumo do açaí é que essa fruta é bastante rica em fibras. Isso significa que dá aquela sensação de saciedade que impede que a pessoa coma mais do que necessita. Por isso que muitas pessoas substitui a refeição por um grande copo de açaí. As fibras possuem mais uma vantagem: ajudam a regular o intestino, evitando tanto prisão de ventre quanto a diarreia. Com isso, os nutrientes são melhores absorvidos pelo corpo, garantindo que ele continue funcionando bem.

Açaí faz bem para o coração

Muita gente não sabe, mas o açaí também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele possui boas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa. Essa substância evita a degeneração celular, o que por si só já impede o aparecimento de problemas cardiovasculares.

Mas, além disso, o açaí é praticamente uma concentração de polifenóis, que por sua vez aumentam o fluxo sanguíneo de nosso coração, permitindo que ele continue saudável e bem resistente.

Açaí, um ótimo energético

Sabe aquele estereótipo que diz que quem come açaí também é fissurado por academia? Isso acontece porque pessoas que praticam exercícios são adeptas do consumo dessa fruta, já que ela dá muita energia ao corpo. Lembrando que ela é muito calórica, o que é bom para quem pratica esportes.

Seu consumo facilita o ciclo menstrual

O açaí é uma fruta rica em sais minerais, possuindo, por exemplo, boas quantidades de ferro e de fósforo. Mas é o seu cálcio que reduz os transtornos das mulheres durante seu ciclo menstrual. Isso porque ele previne sensações incômodas, como por exemplo, cãibras e inchaços. Mas, além disso, seus outros nutrientes evitam problemas como a anemia, irritabilidade e até a arritmia.

Agora você já sabe alguns dos benefícios do açaí, uma fruta querida por muitos.

 

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat