Os benefícios da couve-flor

imagem

Neste artigo vamos ver mais a respeito dos benefícios da couve-flor.

Melhora a saúde do coração

O sulforafano presente na couve-flor e em outros vegetais crucíferos ajuda a melhorar a saúde do coração. A substância tem capacidade de aumentar as defesas antioxidantes e as proteínas detoxificadoras intracelulares, assim protege os vasos sanguíneos e também reduz os danos causados às células pelo excesso de açúcar.

É anti-inflamatória

couve-flor tem um grande número de nutrientes anti-inflamatórios. Eles atuam em nível celular, prevenindo as respostas inflamatórias desde o início. Ela atua na regulação do sistema imunológico e nas inflamações, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, e até mesmo obesidade.

É rica em vitaminas e minerais

Muitas vezes não ingerimos a quantidade de nutrientes necessários, gerando uma carência que acaba sendo compensada com polivitamínicos. Comer regularmente couve-flor é uma maneira simples de obter esses nutrientes que são essenciais para o nosso corpo. Por exemplo: uma porção de couve-flor contém 77% do valor diário recomendado de vitamina C. É também uma boa fonte de potássio, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico e manganês.

Impulsiona a saúde cerebral

couve-flor é uma boa fonte de colina, uma vitamina muito importante e versátil, conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro. A ingestão de colina ajuda no sono, na aprendizagem e também na memória. A substância ajuda também a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e auxilia na absorção de gordura.

Ajuda na desintoxicação

Couve-flor ajuda o corpo a se desintoxicar. A couve-flor têm substâncias que ajudam o físico a excretar as toxinas. Contém glicosinolatos e tiocianatos que aumentam a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas, além de outras enzimas que ajudam na desintoxicação como a redutase quinona, glutationa transferase e a glucuronosil transferase.

Proporciona benefícios digestivos

couve-flor é rica em fibras e em teor de água, por isso ajuda a prevenir a constipação, a manter um sistema digestivo saudável e assim diminuir o risco de câncer de cólon. Além disso, o sulforafano ajuda a proteger o revestimento de nosso estômago e impede o crescimento excessivo de bactérias Helicobacter pylori, que causam distúrbios estomacais.

Agora você já sabe alguns dos benefícios da couve-flor.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat