Os benefícios da hortelã

imagem

A hortelã é uma planta bem conhecida devido as inúmeras receitas que à usam. Neste artigo vamos ver quais são os seus benefícios.

Ajuda na má digestão

A hortelã ajuda na digestão, pois reequilibra a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a apreensão dos nutrientes. A hortelã também é fundamental na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Portanto, o alimento também ajuda em casos de enjoos.

Ajuda na síndrome do cólon irritado

Muitos estudos revelaram que a hortelã é muito eficiente no tratamento dos sintomas da síndrome do cólon irritado. Pesquisas mostram que cápsulas entéricas revestidas de hortelã-pimenta podem ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases, e também na diarreia.

Ajuda a aliviar sintomas da asma e outros problemas respiratórios

O aroma da hortelã também trás benefícios, pois ajuda a “abrir” as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com a hortelã ou então beber chá de hortelã pode ser bem útil para aliviar os sintomas.

Asmáticos podem adicionar hortelã em suas inalações e também beber um pouco do seu chá.

Ajuda a reduzir os gases

Especialmente o chá de hortelã-pimenta ajuda a reduzir os gases. Isso porque esta planta medicinal possui propriedades que diminuem os movimentos peristálticos do intestino, evitando assim, a expulsão dos gases.

Melhora a saúde bucal

A hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries. Por esse motivo ela é bastante acrescentada em produtos como por exemplo, creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam o hálito.

Ajuda a aliviar a dor

A folhas da hortelã podem ajudar a aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago.

Ajuda a melhorar a memória

Em 2008, alguns pesquisadores ingleses examinaram o poder do óleo essencial de hortelã no cérebro e descobriram que ele ajuda a aumentar o estado de alerta e a memória.

Agora você já sabe alguns dos inúmeros benefícios da hortelã.

 

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat