Os benefícios do gengibre

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O gengibre é uma raiz que pode ser utilizado em chás ou então em raspas que podem ser adicionadas a água, sucos, iogurte e a salada. Vamos ver nesse artigo quais são os benefícios do gengibre.

Auxilia na perda de peso

O gengibre auxilia na perda de peso porque ele atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes no gengibre, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que ajuda também no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

Combate azia e gases intestinais

O gengibre é bastante utilizado para combates azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. O chá é feito na porção de 1 colher de gengibre para 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras ao decorrer do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

Atua como antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripe, resfriado e envelhecimento precoce. Além disso, ele tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como por exemplo, tosses, asa e bronquite.

Melhora náuseas e vômitos

Devido à sua propriedade antiemética, o gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias.

Protege o estômago contra úlceras

O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactérias H.pylori, principalmente causadora de gastrites e úlceras estomacais. O gengibre também previne a aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligada a alterações nas células provocadas pela úlcera.

 Regula a pressão arterial

Devido a sua capacidade de adaptação no corpo, o gengibre pode regular a pressão em pessoas que possuem pressão alta. Isso pode acontecer porque o gengibre atua inibindo a formação de placas de gordura nos vasos, aumentando a sua elasticidade e favorecendo também a circulação. Além disso, ele é capaz de afinar o sangue, tornando-o mais fluido e melhorando o fluxo de sangue no corpo.

Como consumir o gengibre?

O gengibre deve ser consumido conforme orientação fitoterapia ou do nutricionista, pois o consumo em quantidades excessivas pode resultar em hipoglicemia em pessoas diabéticas, ou hipotensão em pessoas que possuem hipertensão.

Agora você já sabe quais são os benefícios do gengibre.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.