MESA SAUDÁVEL, CORAÇÃO FORTE

O funcionamento do coração tem tudo a ver com o que você põe em sua mesa durante as refeições diárias. Estudos afirmam que esse órgão tem suas funções reforçadas quando ingerimos alimentos ricos em fibras. Assim, é possível reduzir o colesterol ruim (LDL) – um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Por isso, escolhi alguns alimentos que favorecem ou prejudicam o desempenho do coração.
Alimentos que enfraquecem o coração:
  • Manteiga e Margarina
    A manteiga tem em sua composição 80% de gordura saturada e algumas marcas possuem alto teor de sal. Já algumas margarinas vêm sendo produzidas livres de gordura trans.
  • Alimentos embutidos
    Salsicha, mortadela, linguiça, entre outros, apresentam grandes quantidades de gordura trans e de sal, o que tem um impacto bastante negativo sobre a pressão arterial.
  • Azeite de dendê
    Essa está longe de ser a melhor opção para cozinhar, pois é rico em gorduras saturadas.
  • Salgadinhos industrializados
    Esses também são ricos em gorduras trans. Além de fritos, a maioria é produzida com uma grande quantidade de sal e outros temperos químicos. E lembre-se: nunca substitua uma refeição por este tipo de alimento.
  • Sanduíches de fast-food
    Eles são produzidos com um alto nível de sódio (um dos componentes do sal) e carboidratos simples, que podem ser considerados açúcares. Essas são substâncias que geralmente provocam problemas cardiovasculares.
Alimentos que fortalecem o coração:
  • Tomate
    Esse fruto é rico em licopeno, uma substância que dá a cor avermelhada e está presente também na melancia, pimentão, beterraba e goiaba. Sua ação antioxidante é essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Peixes
    Sardinha, salmão, atum, anchova, truta, arenque e cavala, são ricos em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL).
  • Soja, feijão, lentilha e grão de bico
    Todos os citados são alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. As proteínas auxiliam na redução do colesterol.
  • Alho
    Pesquisas indicam que o alho pode auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares, pois tem a capacidade de reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial. Mas lembre-se de que o calor usado para cozinhar pode destruir seus princípios ativos.
  • Vinhos
    Os compostos responsáveis pelos benefícios ao coração estão na uva, o que torna o consumo do suco ou da própria fruta tão eficaz quanto o do vinho. O resveratol, substância com efeito antioxidante presente em maior concentração nas uvas vermelho-escuras, se destaca pela capacidade de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
Agora você já sabe! É só combinar suas refeições com os bons alimentos e fortificar a sua mesa com muita saúde.
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