Os benefícios da cereja

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Chegou o fim do ano! E uma das frutas consumidas em festas de fim de ano é a cereja, mas quais são os seus benefícios? Neste artigo vamos ver quais seus benefícios.

Contra dores de cabeça, insônia e neurose

É possível encontrar na composição da cereja alguns tipos de antioxidantes, entre eles estão a antocianina, cianidina, quercetina (mais potente entre os antioxidantes) e também a melatonina, que possui efeito calmante sobre os neurônios de nosso cérebro, acalmando assim a irritabilidade do sistema nervoso, e consequentemente aliviando problemas de neurose, insônia e também dor de cabeça.

O consumo da fruta ou então do suco não só ajuda com melhores níveis de melatonina, mas auxilia em um melhor tempo na cama. Portanto, um dos importantes benefícios da cereja é fazer com que a pessoa tenha uma melhor duração e qualidade de seu sono, lutando contra os distúrbios do sono.

Ajuda a reduzir gordura abdominal

Em pesquisas feitas com alguns animais com uma dieta rica em cereja em pó, observou-se que os animais ganharam menos peso e acumularam menos gordura do que aqueles que não consumiram a fruta. Também, tiveram baixos níveis de inflamação.

 Atuam contra envelhecimento, doenças neurológicas e câncer

As cerejas promovem o antioxidante fenólico poliflavonoide como a luteína, zeaxantina e o betacaroteno, que ajudam no combate aos radicais livres e algumas espécies de reações de oxigênio, combatendo o envelhecimento, doenças neurológicas, condições de pré-diabetes e alguns cânceres, que também são prevenidos por conta de fibras, vitamina C, e das antocianinas que estão presentes na cereja.

Menor risco de AVC e maior proteção para o coração

A cereja pode ativar os receptores ativados de peroxissoma nos tecidos de nosso corpo. Esses receptores, também conhecidos como PPAR, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Também, as cerejas são ricas em potássio, que ajuda a regular o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea, e também a reduzir o risco de hipertensão e de fitoesterois que auxiliam na redução do mau colesterol.

Protege contra a diabetes

A cereja possui um índice glicêmico baixo comparado ao de outras frutas que pessoas com diabetes devem sempre evitar. As cerejas frescas têm o índice glicêmico de 22 apenas. Por conta disso, esse é um dos benefícios da cereja, que é mais liberada para pessoas que sofrem com esse tipo de doença.

Agora você já sabe quais os benefícios da cereja.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

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