Os benefícios do damasco

imagem

Neste artigo vamos ver quais são os principais benefícios do damasco.

Propriedades do damasco

O damasco fresco é uma fruta com baixo índice calórico, apenas 50 calorias para cada 100 gramas.

Essa fruta contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B5 e B9 e muitos outros nutrientes.

O damasco na forma seca possui alta concentração de nutriente, sendo rico em fibras e ferro, porém, é mais calórico (240 calorias / 100 g), já o fresco apresenta 50 calorias para cada 100 g e há maior quantidade da vitamina C.

O consumo do damasco na versão cozida propicia melhor aproveitamento pelo nosso organismo de seus nutrientes como betacaroteno, licopeno e pectina.

Principais nutrientes

Vitamina A

Protege nosso organismo da ação de infecções, microrganismos e vírus, também mantem a saúde da pele, dos olhos e cabelo.

Vitamina C

A vitamina C é responsável pela formação de nossas células, além de ter ação antioxidante de combate aos radicais livres, prevenindo infecções, gripes e resfriados.

Potássio

Esse mineral previne a pressão arterial alta, faz parte da manutenção da saúde de músculos e nervos saudáveis, age no combate ao estresse e à ansiedade, evita doenças cardiovasculares, regula nosso metabolismo, auxiliando assim no controle de peso.

Benefícios do damasco

Ação rejuvenescedora e regeneradora

Por ser rico em antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina A, o damasco tem efeito restaurador para as células de nosso organismo.

Promove a Saúde do Coração

A vitamina C e o betacaroteno presentes no fruto atuam como cardioprotetoras, também, as fibras do damasco previnem a aterosclerose e o enfarte do miocárdio.

É digestiva

Rico em fibras, o damasco é de fácil digestão, também, os taninos presentes nesta fruta ajudam a melhorar o funcionamento do nosso aparelho digestivo e protegem a mucosa intestinal.

Saudável para os olhos

Rico em vitamina A e carotenoides, o damasco favorece uma visão mais saudável.

Combate à anemia

Por conter boa quantidade de ferro e de cobre, o damasco contribui para a formação da hemoglobina em nosso organismo, dessa forma previne o desenvolvimento de anemia.

Beneficia a pele

Devido aos nutrientes rejuvenescedores e antioxidantes contidos no damasco, utilizá-lo na forma de óleo beneficia e também trata a pele, tanto para mantê-la saudável, como para combater eczema e a sarna.

Equilibra os níveis de colesterol sanguíneo

O betacaroteno contido no damasco evita a oxidação do colesterol LDL e desintoxica nosso sangue, prevenindo o aumento deste “mau” colesterol e consequentemente prevenindo doenças cardiovasculares.

Agora você já sabe quais são os principais benefícios do damasco.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat