Os benefícios da jabuticaba

imagem

A jabuticaba é uma das frutas que estão na época. Neste artigo vamos ver seus benefícios.

Benefícios da jabuticaba

Vamos ver alguns de seus benefícios.

Promove a saúde óssea

A jabuticaba tem altos níveis de potássio, magnésio e também cálcio. Os percentuais desses minerais na fruta são de 129,7 mg, 17,8 mg e 8,4 mg, respectivamente, a cada 100 g ingeridas. As propriedades oferecidas por tais nutrientes são importantes para manter a saúde dos ossos, prevenindo assim seu enfraquecimento e também o surgimento de doenças degenerativas, como a osteoporose.

Estimula a cicatrização

Por ser rica em vitamina C, que promove a regeneração celular. Um de seus benefícios é estimular a cicatrização da pele, evitando também o surgimento de manchas e rugas.

A vitamina C é responsável também por estimular a produção de colágeno e elastina, beneficiando a derme com mais firmeza e elasticidade.

Além disso, os antioxidantes oferecidos por essa vitamina ajudam a prevenir o envelhecimento precoce dos tecidos.

Auxilia no controle da diabetes

Dos muitos benefícios da jabuticaba, pode-se citar também o auxílio no controle de diabetes. Por meio do rico ambiente fibroso da sua casca, especialmente a pectina. A fruta auxilia a criar uma espécie de barreira para o controle da absorção de açúcar e gordura para o sangue. Sendo assim, a fruta é eficaz na diminuição de glicose, sendo benéfica para os diabéticos.

Regula o intestino

Como comentamos no item anterior, a jabuticaba tem alto teor de fibras. Logo, o consumo regular da fruta, em uma alimentação equilibrada, ajuda a estimular os movimentos regulares e também a melhorar o fluxo do intestino.

Isso facilita os processos de digestão e a desintoxicação do organismo. Um benefício adicional relacionado a esse cuidado do trato digestivo promovido pelo consumo de jabuticaba é prevenir a prisão de ventre.

Pode ajudar em processos de emagrecimento

Além de todos os benefícios para a regulação do metabolismo ,a jabuticaba é uma ótima opção para driblar a vontade de consumir açúcares ultraprocessados. Essas substâncias, presentes em alimentos que muitos comem nos intervalos, como bolachas recheadas, favorecem o aumento de peso e também o desenvolvimento de diversos problemas de saúde.

A jabuticaba aparece, como uma boa alternativa para driblar a vontade de doces e fazer um lanche leve. Ela é uma opção interessante para turbinar o cardápio com bons nutrientes e também sabor, ajudando na manutenção de um cronograma alimentar.

Agora você já sabe os benefícios da jabuticaba.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.