Os benefícios do açafrão da terra

imagem

Neste artigo vamos ver mais sobre os benefícios do açafrão.

Nutrientes do açafrão-da-terra

O açafrão contém muitos minerais e vitaminas, como por exemplo, o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. É fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.

Benefícios do açafrão-da-terra

Vamos ver agora alguns dos benefícios do açafrão-da-terra:

Forte ação anti-inflamatória

A curcumina é considerada o principal agente farmacológico no açafrão. Em numerosos estudos os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos da hidrocortisona, diclofenaco e fenilbutazona (drogas anti-inflamatórias potentes). Ao contrário destes medicamentos, que estão associados a efeitos colaterais significativos, formação de úlcera, diminuição do número de células brancas do sangue e também sangramento intestinal, a curcumina não produz nenhuma toxicidade.

Ação antioxidante

Estudos clínicos comprovaram que a curcumina exerce um efeito antioxidante muito poderoso. Dessa forma ela é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que causam danos às células.

Aliado contra a artrite

Devido à ação antioxidante da curcumina, o açafrão-da-terra ajuda a aliviar a artrite. Isto porque nessa doença os radicais livres são responsáveis pela degeneração e inflamação das articulações. A combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório do açafrão reduz os sintomas da artrite, como a rigidez matinal, o edema e também a dor.

Bom contra o câncer

A ação antioxidante da curcumina presente no açafrão-da-terra protege as células de radicais livres que podem danificar o DNA celular, cuja alteração leva ao crescimento de células cancerígenas. Este polifenol ajuda o corpo a destruir as células cancerosas desgarradas evitando metástases.

Bom para o cérebro

O açafrão-da-terra pode ajudar a reparar o cérebro após uma lesão e também pode ser usado para tratar doenças neurodegenerativas. A curcumina também reduz o risco da doença de Alzheimer. Ela age reduzindo a formação de placas amiloides.

Bom para o coração

A curcumina é capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. O colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos e também se acumula em placas endurecidas que podem levar a um ataque cardíaco ou derrame. Esta ação impedindo a oxidação do colesterol pode ajudar a reduzir a progressão da aterosclerose e de várias outras doenças cardíacas.

Bom contra a acne

A cúrcuma é eficaz no tratamento de acne devido suas propriedades antissépticas e antibacterianas: ela combate espinhas, controla a oleosidade e também proporciona um brilho saudável para a pele.

Agora você já sabe quais os benefícios do açafrão.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.