Os benefícios da uva

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Quem não gosta de uva, não é verdade? Mas, quais são os seus benefícios? Neste artigo vamos entender quais são seus benefícios da uva.

Tipos de uva

A uva verde e roxa são espécies distintas, e no processo de amadurecimento, sofrem alterações em sua coloração, quanto mais vívido o tom da uva, mais madura ela estará, com consistência mais amolecida e sabor mais adocicado.

Quais são os nutrientes presentes nas uvas?

As uvas são uma das frutas mais nutritivas de todas. Apesar de seu tamanho pequeno, elas são extremamente poderosas em termos nutricionais e consumi-las é muito importante para o bom funcionamento de nosso corpo.

Assim com outras frutas, as uvas não têm colesterol em sua composição, por isso, podem ser consumidas sem medo por aqueles que têm problemas com esse fator. O sódio também não é algo considerável nessa fruta, independentemente da sua variedade.

As calorias presentes nas uvas também são bem poucas: apenas 90 em cerca de 150g. Por isso, é uma ótima opção também para aqueles que estão em processo de redução da massa corporal, desde que seja consumida com cautela.

Sobre os nutrientes, é possível afirmar que há uma grande variedade deles. Os mais abundantes são os antioxidantes. Essas substâncias são responsáveis por ‘’limpar’’ e proteger nossas células dos chamados radicais livres, compostos potencialmente perigosos que podem danificar essas estruturas.

Os antioxidantes estão mais comumente presentes na casca da fruta, o que é indicado pela coloração delas. Quanto mais escuras, maior é a concentração desses compostos na uva.

Quais são os principais benefícios da uva para a nossa saúde?

Agora que já conhecemos os principais nutrientes contidos nas uvas, vamos ver os principais benefícios da uva:

Prevenção de problemas cardíacos

Os problemas cardíacos são muito comuns em nossa sociedade. Os hábitos sedentários associados ao grande estresse do cotidiano fazem com que nossos corações paguem um preço muito alto em questão de saúde.

Por conta de seus nutrientes, como a vitamina K, as uvas são uma ótima opção para garantir a saúde do coração e de todo o sistema circulatório, auxiliando na coagulação sanguínea, no fortalecimento das artérias e na redução do colesterol ruim.

Controle da pressão arterial

Pressão arterial está correlacionado com diversas outras doenças, sendo uma das causas de problemas cardiovasculares, oculares, neurais, e outras.

Por conta disso, a sua prevenção é fundamental. As uvas são ricas em potássio, mineral que ajuda na neutralização do sódio, um dos principais vilões da pressão alta. Isso faz com que o seu consumo seja um ótimo tratamento coadjuvante no controle da pressão arterial.

Equilíbrio da glicose no sangue

diabetes é um dos problemas mais comuns hoje dia. No Brasil, ela afeta milhões de habitantes e é apresentada em diversos níveis, como a tipo 1, a tipo 2 e também a diabetes gestacional.

Apesar de adocicadas, as uvas não elevam os níveis de açúcar na corrente sanguínea, sendo liberadas para o consumo por esse grupo. Elas, na verdade, ajudam no equilíbrio da insulina e da glicose, ajudando na manutenção da saúde dos diabéticos.

Agora você já sabe os principais benefícios da uva.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.