Os benefícios da amora

imagem

Neste artigo vamos ver os principais benefícios da amora, uma fruta deliciosa.

Melhora a pressão arterial

A amora é uma ótima fonte de resveratrol, um tipo de antioxidante flavonoide, que atua diretamente na vasoconstrição de veias e vasos sanguíneos de nosso corpo. No sangue, eles atuam reduzindo a ação do angiotensin, um hormônio responsável pela elevação da pressão sanguínea; e também potencializando a produção de óxido nítrico, hormônio que estimula a vasodilatação.

A amora também é fonte de minerais potentíssimos para o bom funcionamento da circulação sanguínea, como por exemplo, potássio, magnésio e manganês. O consumo diário dessa fruta é excelente na prevenção de doenças do coração, como enfartes e acidentes vasculares.

Fortalece o sistema imunológico

A cada 36.4 mg de amora, é possível encontrar 100 mg de vitamina C. Ou seja, a amora é riquíssima em vitamina C e que ela funciona como um reforço e tanto para o sistema imunológico.

Outra curiosidade sobre esse ponto é que a amora conta com praticamente a mesma proporção de vitamina C que a laranja, com a vantagem de contar com menos açúcar e mais proteínas em sua composição.

A vitamina C, para quem não sabe se trata de um poderoso antioxidante, que prende os radicais livres produzidos pelo organismo, especialmente durante períodos de muito estresse, por inflamações e até mesmo pelos produtos químicos que consumimos.

Protege a visão

A ação dos radicais livres também acelera o envelhecimento da retina, comprometendo bastante a visão. Por ser rica em carotenoides, mais especificamente de zea-xanthin, a amora ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres, melhorando a visão e protegendo a retina contra doenças como a catarata.

Melhora a memória

A amora também é riquíssima em ferro. Esse mineral, aliás, é essencial para a boa circulação sanguínea, já que é o principal componente da hemoglobina. Quando o sangue está bem oxigenado, a memória é estimulada, assim como a coordenação motora e várias outras funções cerebrais.

Fortalece os ossos

Além do ferro, que também é excelente para a saúde e para a regeneração do tecido ósseo, a amora também é fonte de vitamina k e de cálcio. Juntos, esses nutrientes ajudam a fortalecer os nossos ossos e nossos dentes.

Eles previnem ainda doenças como a osteoporose, além de retardar o desgaste natural ósseo, causado pelo envelhecimento.

Agora você já sabe os principais benefícios da amora.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat