Os benefícios da romã

imagem

Neste artigo vamos ver mais a respeito da romã, quais são o seus principais benefícios?

Diminui a pressão arterial

Estatísticas mostram que a hipertensão é um dos maiores causadores de infarto e derrame e alguns estudos demonstram que o consumo regular de 150 ml de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão sanguínea sensivelmente em apenas duas semanas de uso devido a suas propriedades de afinar o sangue.

Melhoras em pacientes renais

Um estudo apresentado mostrou que a concentração de potássio encontrada no suco de romã reduz muitas das complicações advindas das hemodiálises em pacientes renais, resultando assim na redução da taxa de mortalidade desses pacientes.

Ação anti-inflamatória

A romã possui antioxidantes chamados punicalagins. Eles são encontrados na semente e também na casca do fruto e são os responsáveis por sua ação anti-inflamatória no nosso organismo.

Para infecção de garganta

Tanto o chá da romã quanto a infusão podem ser usados no tratamento das irritações da garganta em geral. Devido à presença de antioxidantes e, principalmente dos adstringentes, substancia que causam a contração do tecido diminuindo tanto o inchaço quanto a dor da garganta, a romã é muito eficaz nestes casos.

Ajuda a manter bons níveis de colesterol

A romã é conhecida por reduzir o LDL (Colesterol Ruim), e aumentar o HDL (Bom Colesterol). Estudos já mostraram que o consumo da romã bloqueia a produção de triglicérides, em outras palavras, ela ataca a gordura antes mesmo que ela se instale no corpo.

Superalimento para a pele e os cabelos

Listada entre os super antioxidantes, como o mirtilo, a romã é três vezes mais poderosa que o chá verde e também a laranja. Um único copo de suco de romã contém 40% da necessidade diária de ácido fólico e das vitaminas A, C e E. O melhor suco é o feito em casa e consumido imediatamente, pois desta forma você irá conservar o maior número de vitaminas. Certifique-se de tomá-lo sem açúcar porque o açúcar pode inibir alguns dos benefícios da romã. Vale lembrar também que o óleo feito a partir das sementes de romã também é rico em nutrientes e bastante utilizado em cosméticos para ajudar na pele e nos cabelos.

Tomar suco de romã pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da sua pele e de seus cabelos. A romã é uma das poucas frutas que oferece no suco os mesmos benefícios nutricionais da fruta in natura. Isto se deve ao fato de que é na casca que está a maior concentração de antioxidantes, e eles não são desperdiçados ao se fazer o suco.

Agora você já sabe alguns dos inúmeros benefícios da romã.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

Open chat