Os benefícios do iogurte

imagem

Neste artigo vamos ver os benefícios do iogurte. Um alimento querido por muitos.

Aumenta a imunidade

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. Elas são “soldados” lutando para expulsar do organismo as bactérias “ruins'”. Esses micro-organismos contribuem para aumentar nossa imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

Fortalece os ossos

Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos nossos ossos.

Quanto antes você iniciar a ingestão de cálcio para prevenir a perda de massa óssea, melhor. O esqueleto é considerado um grande reservatório de cálcio.

Fonte de vitaminas do complexo B

Essas vitaminas ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm o importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e também na produção de neurotransmissores.

Protege o sistema nervoso

O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (ou impulsos nervosos) para realizar as mais diversas atividades do corpo.

Melhora o trânsito intestinal

Como os probióticos encontrados no iogurte melhoram a saúde do intestino, ele tende a deixar de ser “preguiçoso” e passa a funcionar melhor. Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e algumas outras complicações decorrentes da digestão.

Fonte de proteínas

As proteínas são fundamentais por formarem os músculos e as vísceras. As proteínas também constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, em outras palavras, defendem o organismo de agentes agressores.

Agora você já sabe alguns dos benefícios do iogurte.

 

Roberta Conejo

CRN 2354

Esses textos são orientações, eles não substituem consulta de nutrição.

 

Open chat